
Um estudo publicado no New England Journal of Medicine concluiu que diminuir o consumo de sal pode reduzir os casos de doenças cardiovasculares, derrames e enfarte agudo do miocárdio, tanto quanto parar de fumar, combater a obesidade e controlar o colesterol.
O trabalho de cientistas das universidades da Califórnia, Stanford e Columbia mostra que, se todos consumissem menos da metade de uma colher de chá de sal por dia, ocorreriam entre 54 mil e 99 mil menos ataques cardíacos por ano nos Estados Unidos e entre 44 mil e 92 mil menos mortes.
Os resultados foram divulgados no momento em que autoridades de saúde dos EUA discutem políticas para reduzir a quantidade de sal nos alimentos industrializados, considerados a principal fonte de sal dos americanos.
No Brasil, estudos mostram que a população consome o dobro de sódio do considerado saudável e que a principal origem dos níveis elevados é o hábito de adicionar sal e temperos prontos aos alimentos.
Para os adultos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo máximo diário de 4 gramas de sal. Na semana passada, a cidade de Nova York (EUA) anunciou uma iniciativa para que indústrias e restaurantes reduzam em 25% a quantidade de sal adicionada aos alimentos nos próximos 5 anos.
Referência: Jornal o Estado de São Paulo; 22 de janeiro de 2010-ano 131,nº 42465
Caderno A 17; “Vida &”; NYT.
Fonte da imagem: http://www.atribunamt.com.br/wp-content/uploads/2009/12/sal-em-comida-cor.jpg